Close

Filho

Massanielo Santos (Nini), nasceu em 22/08/1925 em Pequi (MG), caçula de uma grande família de 12 irmãos . Filho de José Honório dos Santos e Maria Benvinda Reis, veio para Belo Horizonte aos dois anos de idade. Seus pais trabalhavam na PBH e Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Lagoinha), onde um de seus irmãos Monsenhor Padre Juvenal era pároco e fundador do Colégio N.S. Conceição.

Após estudar no Seminário Dom Bosco e servir o exército em Juiz de Fora, 4ª. Região Militar, obteve o seu 1º. emprego como assistente de disciplina do Colégio Tristão de Athayde, onde posteriormente trabalhou como professor. Em 1950, casou-se com Wanda, com a qual teve 5 filhos.

Foi nomeado pelo Prefeito Otacílio Negrão de Lima, como 1º. Secretário do recém inaugurado Colégio Municipal, que funcionava no Parque Municipal, onde é o atual IMACO; nestes, foi também Professor de História e Geografia, até seu falecimento em 1973. Veio a ser subcorregedor da PBH, na gestão do Prefeito Amintas de Barros e Prefeito Oswaldo Pierucetti.

Wanda Gelape Bambirra Santos, nasceu em 01/08/1928 em Belo Horizonte (MG), filha mais velha de uma família de 7 irmãos, construída por Ivan de Oliveira Bambirra e Bárbara Gelape Bambirra.

Normalista formada, lecionava em escolas estaduais e mantinha aulas particulares em casa, desde os 12 anos de idade. Já mãe de 5 filhos, fez o curso de Administração escolar no Instituto de Educação e passou a Orientadora de Ensino das escolas. Mais tarde, formou-se em Pedagogia pela UFMG e deu aulas de Psicologia e Didática no Instituto de Educação, IMACO e em diversas escolas particulares (Ângelo Roncalli, AEC,…).

Nomeada por concurso público, foi diretora das escolas estaduais “Efigênio Sales” e “Bueno Brandão”, considerada escola modelo em sua administração, na qual se aposentou em 1994, totalizando 50 anos trabalhados na ativa do magistério. Nos últimos anos, vem atuando na alfabetização de adultos, como professora  voluntária da Pastoral de Alfabetizacao, na Paróquia N.Sra. Rainha, do bairro Belvedere. Já atendeu mais de 45 alunos, com a participação de uma equipe altruista e aguerrida, encaminhando-os, posteriormente,  às escolas públicas noturnas para a continuidade dos estudos.