Critérios de Excelência Classe Mundial e Modelo de Equações Estruturais
Esta pesquisa analisa a robustez do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) como um guia para implementar as melhores práticas preconizadas por diferentes modelos de referência para conseguir uma maior qualidade e excelência em gestão.
O estudo começa por discutir os pressupostos e finalidades modelo e como ela tem sido aplicada a diversas e grandes grupos de empresas brasileiras, com a expectativa de melhorar o desempenho dos negócios.
A pesquisa é baseado em 389 avaliações independentes de oito critérios MEG em 52 empresas brasileiras que participam do Prêmio Mineiro da Qualidade (PMQ), Estado de Minas Gerais, Brasil, entre os ciclos de 2008 a 2011 . Construído sobre os conceitos fundamentais de 21 hipóteses propostas, conforme Tese de Doutorado do autor, foi desenvolvido com a aplicação pioneira no país do Modelo Equações Estruturais (SEM) em um conjunto de variáveis ligadas a um modelo de referência (MEG), com base no software de estimativa dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS). Para tanto, testes empíricos foram realizados, postulando que a liderança e a gestão da informação são forças que levam a gerenciar estrategicamente pessoas, mercados, processos e recursos da sociedade, que por sua vez são fortes preditores de desempenho do negócio.
Art TQM publish (versão Inglês)
Modelos de Gestão e Modelos de Referência (versão Português)